Pesquisa Anual de Serviços
SERVIÇOS EMPRESARIAIS NÃO FINANCEIROS
Setor nacional de serviços traz balanço de 2011 e expectativas para 2012
Cresce a falta de trabalhadores qualificados na atividade que tem na mão de obra seu maior insumo
Cebrasse - 31 de Janeiro de 2012
Pesquisa encomendada ao Grupo Ipema pela Central Brasileira do Setor de Serviços - Cebrasse mensurou o movimento nacional da atividade no ano passado e as expectativas de empresários para 2012. As respostas são de cerca de 11 mil empresas de 30 diferentes segmentos (*).
Apurou-se que 36% dos empreendedores esperam faturar entre 7% a 10% ou mais nesse ano, na comparação com 2011. Outros 22% apostam em crescer de 1 a 3%, e pouco mais de 20% deles estimam seus caixas aumentados em torno de 5% - dependendo do campo de atividade das empresas.
A geração de empregos em 2012 deve se expandir equitativamente ao faturamento: um quarto das empresas tem expectativa de aumento de 1% a 3% na contratação, e outras 25% devem ampliar seus quadros de funcionários em torno de 5%. Quase 20% dos empregadores projetam contratar entre 10% ou mais do que empregou em 2011; e cerca de 16% dizem esperar aumento de 8 % na contratação de pessoal.
Mas, falar em contratar pessoas, o maior insumo da atividade, preocupa demais os que empreendem na prestação de serviços, pois fica cada vez mais raro encontrar profissionais preparados. Quase metade das empresas informou que foi altíssimo o impacto desse problema em seus negócios no final de 2011. E 40% delas apontaram situação de alto impacto.
Para 92,% dos entrevistados, questão é a primeira entre os fatores externos que impediram o incremento dos negócios das empresas naquele período. Em segundo lugar, com 86,5% das respostas, ficou a carga tributária. No quesito fatores internos (de gestão), o maior entrave para 87% dos pesquisados é a atrair e reter profissionais qualificados.
De acordo com Paulo Lofreta, presidente da Cebrasse, a situação é tão grave que deixou em segundo plano a histórica questão da carga tributária. Ele recorda que o “Impostômetro” da Associação Comercial de São Paulo fechou 2011 registrando o escorchante total de R$ 1,51 trilhão de impostos pagos pelos brasileiros desde abril.
“ O problema faz-se rotineiro em qualquer atividade do mercado. Desde pequenos serviços de reparos em residências ou escritórios, até empresários que precisam preencher vagas de vigilantes com segundo grau completo, e também na hora de se contratar profissionais especializados, como engenheiros das áreas civil ou ambiental”, declara Lofreta.
* Percentual de respostas de cada segmento de serviços: limpeza e conservação (35,5%), serviços gerais e também os especiais com predominância de mão de obra (com 26% cada), outros serviços e trabalho temporário (21%), serviços administrativos (20%); vigilância e manutenção predial (14,5% cada); logística e administração de RH (13,5% cada).
Outras atividade, com percentuais de até entre 7,40%: informática, contabilidade, manutenções elétrica e mecânica, restaurantes, telemarketing, promoção, turismo, jardinagem e paisagismo, e engenharia e montagem.
Vagas com maiores dificuldades de preenchimento
Limpeza e Conservação | Serventes de limpeza (Principalmente Masculino) |
Zeladoria | |
Vigilância e Segurança | Controlador de Acesso (Principalmente Masculino) |
Porteiro (Principalmente Masculino) | |
Vigilante, Vigilante com 2º Grau Completo | |
Vigilante com CNH A ou AB | |
Informática/processamento de Dados | Desenvolvedores e profissional de QA |
Administração de Restaurantes | Cozinheiro |
Trabalho Temporário | Bombeiro Civil |
Controle de Acesso | |
Engenheiro Civil | |
Leitura e Entrega de Documentos | |
Setor Operacional | |
Serviços Gerais | Auxiliar de Serviços Gerais (Principalmente Masculino) |
Serviços Braçais | |
Serviços Especializados c/ predominância de mão de obra | Porteiro |
Técnicos em Manutenção | |
Logística e Distribuição | Técnicos de TI |
Serviços Administrativos | Auxiliar Administrativo |
Serviços Contábeis | Analista Contábil, Contador |
Turismo | Serviços para Hotelaria |
Coleta, Transporte, Tratamento e Destinação de Resíduos Domiciliares | Motorista de Coleta |
Controle de Pragas Urbanas | Técnico Aplicador |
Despachante Aduaneiro | Ajudante de Despachante Aduaneiro |
Despachante Aduaneiro | |
Limpeza Urbana | Eletricistas |
Engenheiro Ambiental | |
Mecânico | |
Motorista de Coleta | |
Operador de Máquina Pesada | |
Soldadores | |
Locação e Condução de Veículos | Setor Administrativo |
Setor Operacional | |
Reformas e Acabamento em Geral | Colocadores de papel de parede |
Reparação Automotiva | Funileiro, Mecânico, Pintor, Retificador, Torneiro |
Mecânico Injeção Eletrônica | |
Vendedor técnico | |
Seguros | Área comercial |
Quantidades de vagas não preenchidas por falta de pessoas qualificadas
Vagas não Preenchidas |
% de Empresas |
Zero - todas as vagas foram preenchidas |
4,8 |
5% das vagas não foram preenchidas |
12,9 |
10% das vagas não foram preenchidas |
15,2 |
15% das vagas não foram preenchidas |
15,7 |
30% das vagas não foram preenchidas |
21,5 |
50% das vagas não foram preenchidas |
7,7 |
60% das vagas não foram preenchidas |
7,7 |
70% das vagas não foram preenchidas |
7,1 |
80% das vagas não foram preenchidas |
7,4 |
100,0 |
Como os empresários lidam com a situação
Boa parte das empresas (86%) aponta como seu maior problema de gestão a questão de atrair e reter bons profissionais. Assim, empresários desenvolvem ações internas de treinamento e capacitação, buscam novas fontes de recrutamento ou fazem parcerias com sindicatos dos trabalhadores para solucionar o problema.
Do governo, esperam incentivos fiscais, ampliação de escolas técnicas, e liberação de verbas, inclusive do FA T (Fundo de Amparo ao Trabalhador), para empresários e trabalhadores atuarem conjuntamente.
Salários e escolaridade dos trabalhadores e os principais contratantes do setor de serviços
Quais são os salários pagos por seu segmento?
Salário Médio – R$ |
% |
Até 600 |
9,2 |
Entre 601 a 1.000 |
43,1 |
Entre 1.001 a 1.500 |
35,4 |
Entre 1.501 a 2.000 |
20,0 |
Entre 2.001 a 2.500 |
12,3 |
Entre 2.501 a 3.000 |
6,2 |
Entre 3.001 a 3.500 |
4,6 |
Entre 3.501 a 4.000 |
3,1 |
Entre 4.001 a 4.500 |
1,5 |
Entre 4.501 a 5.000 |
1,5 |
Acima de 5.000 |
3,1 |
A quantidade de citações é superior à de observações devido às respostas múltiplas (8 no máximo).
Quais são os níveis de escolaridade de seus funcionários?
Escolaridade |
% |
Médio Completo |
31,72 |
Superior Completo |
15,15 |
Básico Completo |
14,08 |
Básico Incompleto |
12,99 |
Médio Incompleto |
12,32 |
Superior Incompleto |
10,50 |
Pós graduação e afins |
3,24 |
Total |
100,0 |
Quais os principais setores compradores de seus serviços?
Segmentos |
4º Trim. 2011 |
3º Trim. 2011 |
2º Trim. 2011 |
1º Trim. 2011 |
Indústria |
55,8 |
56,9 |
56,1 |
53,3 |
Serviços |
41,6 |
41,5 |
43,9 |
43,3 |
Comércio/Varejo |
39,6 |
41,5 |
42,4 |
40,0 |
Outros |
22,2 |
32,3 |
16,7 |
20,0 |
Setor Público |
37,0 |
30,8 |
30,3 |
31,7 |
Setor Financeiro |
16,8 |
18,5 |
22,7 |
16,6 |
Telecomunicações |
8,4 |
9,2 |
13,6 |
13,3 |
A quantidade de citações é superior à de observações devido às respostas múltiplas (7 no máximo).
VEJA AQUI A ÍNTEGRA DA PESQUISA
Setor nacional de serviços traz balanço de 2011 e expectativas para 2012
Cebrasse
31 de Janeiro de 2012
Cresce a falta de trabalhadores qualificados na atividade que tem na mão de obra seu maior insumo
Pesquisa encomendada ao Grupo Ipema pela Central Brasileira do Setor de Serviços - Cebrasse mensurou o movimento nacional da atividade no ano passado e as expectativas de empresários para 2012. As respostas são de cerca de 11 mil empresas de 30 diferentes segmentos (*).
Apurou-se que 36% dos empreendedores esperam faturar entre 7% a 10% ou mais nesse ano, na comparação com 2011. Outros 22% apostam em crescer de 1 a 3%, e pouco mais de 20% deles estimam seus caixas aumentados em torno de 5% - dependendo do campo de atividade das empresas.
A geração de empregos em 2012 deve se expandir equitativamente ao faturamento: um quarto das empresas tem expectativa de aumento de 1% a 3% na contratação, e outras 25% devem ampliar seus quadros de funcionários em torno de 5%. Quase 20% dos empregadores projetam contratar entre 10% ou mais do que empregou em 2011; e cerca de 16% dizem esperar aumento de 8 % na contratação de pessoal.
Mas, falar em contratar pessoas, o maior insumo da atividade, preocupa demais os que empreendem na prestação de serviços, pois fica cada vez mais raro encontrar profissionais preparados. Quase metade das empresas informou que foi altíssimo o impacto desse problema em seus negócios no final de 2011. E 40% delas apontaram situação de alto impacto.
Para 92,% dos entrevistados, questão é a primeira entre os fatores externos que impediram o incremento dos negócios das empresas naquele período. Em segundo lugar, com 86,5% das respostas, ficou a carga tributária. No quesito fatores internos (de gestão), o maior entrave para 87% dos pesquisados é a atrair e reter profissionais qualificados.
De acordo com Paulo Lofreta, presidente da Cebrasse, a situação é tão grave que deixou em segundo plano a histórica questão da carga tributária. Ele recorda que o “Impostômetro” da Associação Comercial de São Paulo fechou 2011 registrando o escorchante total de R$ 1,51 trilhão de impostos pagos pelos brasileiros desde abril.
“ O problema faz-se rotineiro em qualquer atividade do mercado. Desde pequenos serviços de reparos em residências ou escritórios, até empresários que precisam preencher vagas de vigilantes com segundo grau completo, e também na hora de se contratar profissionais especializados, como engenheiros das áreas civil ou ambiental”, declara Lofreta.
* Percentual de respostas de cada segmento de serviços: limpeza e conservação (35,5%), serviços gerais e também os especiais com predominância de mão de obra (com 26% cada), outros serviços e trabalho temporário (21%), serviços administrativos (20%); vigilância e manutenção predial (14,5% cada); logística e administração de RH (13,5% cada).
Outras atividade, com percentuais de até entre 7,40%: informática, contabilidade, manutenções elétrica e mecânica, restaurantes, telemarketing, promoção, turismo, jardinagem e paisagismo, e engenharia e montagem.
Vagas com maiores dificuldades de preenchimento
Limpeza e Conservação | Serventes de limpeza (Principalmente Masculino) |
Zeladoria | |
Vigilância e Segurança | Controlador de Acesso (Principalmente Masculino) |
Porteiro (Principalmente Masculino) | |
Vigilante, Vigilante com 2º Grau Completo | |
Vigilante com CNH A ou AB | |
Informática/processamento de Dados | Desenvolvedores e profissional de QA |
Administração de Restaurantes | Cozinheiro |
Trabalho Temporário | Bombeiro Civil |
Controle de Acesso | |
Engenheiro Civil | |
Leitura e Entrega de Documentos | |
Setor Operacional | |
Serviços Gerais | Auxiliar de Serviços Gerais (Principalmente Masculino) |
Serviços Braçais | |
Serviços Especializados c/ predominância de mão de obra | Porteiro |
Técnicos em Manutenção | |
Logística e Distribuição | Técnicos de TI |
Serviços Administrativos | Auxiliar Administrativo |
Serviços Contábeis | Analista Contábil, Contador |
Turismo | Serviços para Hotelaria |
Coleta, Transporte, Tratamento e Destinação de Resíduos Domiciliares | Motorista de Coleta |
Controle de Pragas Urbanas | Técnico Aplicador |
Despachante Aduaneiro | Ajudante de Despachante Aduaneiro |
Despachante Aduaneiro | |
Limpeza Urbana | Eletricistas |
Engenheiro Ambiental | |
Mecânico | |
Motorista de Coleta | |
Operador de Máquina Pesada | |
Soldadores | |
Locação e Condução de Veículos | Setor Administrativo |
Setor Operacional | |
Reformas e Acabamento em Geral | Colocadores de papel de parede |
Reparação Automotiva | Funileiro, Mecânico, Pintor, Retificador, Torneiro |
Mecânico Injeção Eletrônica | |
Vendedor técnico | |
Seguros | Área comercial |
Quantidades de vagas não preenchidas por falta de pessoas qualificadas
Vagas não Preenchidas |
% de Empresas |
Zero - todas as vagas foram preenchidas |
4,8 |
5% das vagas não foram preenchidas |
12,9 |
10% das vagas não foram preenchidas |
15,2 |
15% das vagas não foram preenchidas |
15,7 |
30% das vagas não foram preenchidas |
21,5 |
50% das vagas não foram preenchidas |
7,7 |
60% das vagas não foram preenchidas |
7,7 |
70% das vagas não foram preenchidas |
7,1 |
80% das vagas não foram preenchidas |
7,4 |
100,0 |
Como os empresários lidam com a situação
Boa parte das empresas (86%) aponta como seu maior problema de gestão a questão de atrair e reter bons profissionais. Assim, empresários desenvolvem ações internas de treinamento e capacitação, buscam novas fontes de recrutamento ou fazem parcerias com sindicatos dos trabalhadores para solucionar o problema.
Do governo, esperam incentivos fiscais, ampliação de escolas técnicas, e liberação de verbas, inclusive do FA T (Fundo de Amparo ao Trabalhador), para empresários e trabalhadores atuarem conjuntamente.
Salários e escolaridade dos trabalhadores e os principais contratantes do setor de serviços
Quais são os salários pagos por seu segmento?
Salário Médio – R$ |
% |
Até 600 |
9,2 |
Entre 601 a 1.000 |
43,1 |
Entre 1.001 a 1.500 |
35,4 |
Entre 1.501 a 2.000 |
20,0 |
Entre 2.001 a 2.500 |
12,3 |
Entre 2.501 a 3.000 |
6,2 |
Entre 3.001 a 3.500 |
4,6 |
Entre 3.501 a 4.000 |
3,1 |
Entre 4.001 a 4.500 |
1,5 |
Entre 4.501 a 5.000 |
1,5 |
Acima de 5.000 |
3,1 |
A quantidade de citações é superior à de observações devido às respostas múltiplas (8 no máximo).
Quais são os níveis de escolaridade de seus funcionários?
Escolaridade |
% |
Médio Completo |
31,72 |
Superior Completo |
15,15 |
Básico Completo |
14,08 |
Básico Incompleto |
12,99 |
Médio Incompleto |
12,32 |
Superior Incompleto |
10,50 |
Pós graduação e afins |
3,24 |
Total |
100,0 |
Quais os principais setores compradores de seus serviços?
Segmentos |
4º Trim. 2011 |
3º Trim. 2011 |
2º Trim. 2011 |
1º Trim. 2011 |
Indústria |
55,8 |
56,9 |
56,1 |
53,3 |
Serviços |
41,6 |
41,5 |
43,9 |
43,3 |
Comércio/Varejo |
39,6 |
41,5 |
42,4 |
40,0 |
Outros |
22,2 |
32,3 |
16,7 |
20,0 |
Setor Público |
37,0 |
30,8 |
30,3 |
31,7 |
Setor Financeiro |
16,8 |
18,5 |
22,7 |
16,6 |
Telecomunicações |
8,4 |
9,2 |
13,6 |
13,3 |
A quantidade de citações é superior à de observações devido às respostas múltiplas (7 no máximo).
VEJA AQUI A ÍNTEGRA DA PESQUISA
• Pesquisa - Setor nacional de serviços alardeado com a falta de mão de obra
Cebrasse / Ipema
• Pesquisa 3º TRIMESTRE 2011
Cebrasse / Ipema
• Pesquisa 2º TRIMESTRE 2011
Cebrasse / Ipema (Julho de 2011)
• Pesquisa 1º TRIMESTRE 2011
Cebrasse / Ipema (Abril 2011)
• Pesquisa aponta crescimento dos serviços no primeiro semestre de 2011
Cebrasse / Ipema (Novembro 2010)
• Setor de serviços faturou até 10% a mais no primeiro semestre de 2010
Cebrasse / Ipema (Setembro 2010)
• Pesquisa aponta dificuldades de prestadores de serviços diante da falta de mão de obra qualificada
Cebrasse / Ipema (Julho 2010)
• Pesquisa sobre o Setor de Serviços - Maio de 2010
Cebrasse / Ipema (Maio 2010)
• Pesquisa aponta 2010 com tendências positivas para o setor de serviços
Cebrasse / Ipema (Abril 2010)
• Economia Brasileira e o Setor de Trabalho Temporário e de Serviços Terceirizáveis - Pesquisa_Econômica_2008-2009
Sindeprestem
• IPCA – IBGE – Fevereiro 2009
Instituto de Pesquisa UNIBAN
• Pesquisa IBGE – PNAD 2007
Pnad
• Serviços registra alta de R$ 501 bi em 2008
DCI
• Reforma Tributária: Exame das Propostas de Emenda Constitucional
OAB/SP – Comissão Especial de Assuntos Tributários
• Aspectos Fundamentais da Reforma Tributária
Hamilton Dias de Souza
• Avaliação das Propostas de Reforma Tributária
Everardo
Anuário Brasileiro do
Setor de Serviços
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NÚMEROS DO SETOR
|
• Evolução do Emprego Por Atividade Economica |
• Evolução do Emprego Por Nível Geográfico X Setores - Serviços |
• Evolução do Emprego Por Nível Geográfico X Setores - Serv. Indust. Util.. Pública |
• Evolução do Emprego Por Nível Geográfico X Setores - Todas as atividades |
• Número de Empresas Formais no Brasil Por porte e setor de atividade |
• Fluxo de Capital Investimento Direto Estrangeiro no Brasil no Setor de Serviços (em US$ milhões*) |
• Massa Salarial das Empresas Formais Por porte, setor e atividade |
• Índice do nível de emprego formal no Brasil No setor de serviços |
• Número de pessoas ocupadas nas empresas formais Por setor de atividade |
Empregos em serviços cresceram 18% de 1998 a 2002
A empresa de consultoria Mackenzie Junior apresentou à ABRASSE uma pesquisa que avalia o desempenho do setor de serviços no período de 1998 a 2002.
Das 500 maiores empresas do Brasil, 124 são de serviços: Fonte: Anuário Exame
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PESQUISA ANUAL DE SERVIÇOS 2003
Esta publicação apresenta informações sobre a situação econômico-financeira das empresas, como receitas, valor bruto da produção, valor adicionado, custos e despesas, pessoal ocupado e gastos com pessoal, entre outras, apresentadas para segmentos selecionados do setor produtor de serviços empresariais não-financeiros do País, com destaque para as empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas. Esses segmentos abrangem os grupos de atividades ligadas aos serviços prestados às famílias e às empresas, aos serviços de informação e de correio, transporte e serviços auxiliares, às atividades imobiliárias e aluguel de veículos, máquina e equipamentos e outros serviços. Inclui comentários sobre os resultados obtidos, especialmente sobre a participação dos segmentos no setor, a evolução da receita, de pessoal ocupado e do salário médio e uma análise regional, bem como notas técnicas da pesquisa. Os resultados estão de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE. Constitui valiosa fonte de estatísticas sobre a estrutura e o funcionamento desse tipo de atividade, fornecendo informações para o planejamento público e privado, bem como para a comunidade acadêmica e o público em geral. Fonte : IBGE |