CONSELHO DA CEBRASSE REALIZOU REUNIÃO COM SECRETÁRIO DE TRANSPORTE PARA DEBATER RODÍZIO EM SÃO PAULO

Os membros do conselho da Cebrasse participaram de reunião com o Secretário Adjunto dos Transportes e Mobilidade Urbana de São Paulo, Hugo Koga, no último dia 15, sobre o rodízio de veículos na cidade de São Paulo. A reunião foi intermediada pelo Vereador Rodrigo Goulart. Participaram o presidente João Diniz, Rui Monteiro (Seac/SP), Vander Morales, (Sindeprestem/SP), João Palhuca (Sesvesp) e Percival Maricato (Abrasel/SP). De acordo com João Diniz, o objetivo foi mostrar como o rodizio estava interferindo negativamente nos serviços essenciais.

O Rodízio Municipal foi expandido em horário e abrangência de veículos obrigando parte da população que estava usando transporte individual das empresas e passaram a ter que usar transporte público, aumentando o efeito de aglomeração e risco de contágio. Todos os membros do conselho questionaram sobre a eficácia real da medida e também do lock down já que parte da população está sendo obrigada a trabalhar para garantir a sua sobrevivência. “Além da Cebrasse, alguns setores da sociedade pressionaram e a prefeitura recuou”, explicou Diniz. (Confira matéria completa aqui na News)

O grupo fez uma proposta ao Governo Estadual e Municipal: o apoio a um esforço concentrado para aumentar os níveis de isolamento para agilizar uma abertura gradual e organizada. A Cebrasse ficou também de apresentar um documento nesse sentido, com o compromisso do vereador de agendar reuniões com Governo do Estado e Prefeitura para apresentação dessa proposta. O Secretário ficou de encaminhar e analisar a demanda, para demonstrar a eficácia da reunião.

Pede liminar

Sobre esse assunto, na semana passada a Cebrasse ingressou com ação judicial requerendo imediata autorização de circulação dos veículos das empresas e colaboradores dos segmentos de prestação de serviços considerados essenciais sem as restrições do Decreto do Rodízio Extraordinário em São Paulo.

"Quem prestará serviços de limpeza, controle de pragas, condomínios residenciais e comerciais, bancos, indústrias? Como será a cobertura de limpeza e vigilantes em bancos, que em caso de falta não podem abrir suas portas, principalmente neste momento em que a Caixa Econômica Federal está pagando o Auxílio Emergencial? Como ficará o caso do supervisor de serviços prestados no período noturno, que inicia a fiscalização dos postos de trabalho no dia par e termina no dia ímpar?", questionou o presidente da Cebrasse João Diniz, lembrando que somente os serviços de segurança conseguiram uma liminar para poder circular sem ter que fazer rodízio.

Nesse momento de pandemia, a principal prevenção é justamente o asseio e a higienização com menos intervalos possíveis de todos os estabelecimentos, bancos, condomínios. Não faz sentido dificultar o trabalho do pessoal de limpeza", complementou o presidente do Seac/SP Rui Monteiro.