Avelino avalia que durante a pandemia faltou diálogo do poder público com o setor produtivo

Avelino Lombardi, presidente do Seac/SC

Nessa pandemia nós percebemos o despreparo do poder público. Não houve nenhum tipo de planejamento. Na minha avaliação, gestão de uma cidade, estado, país, precisa ser com diálogo com o setor produtivo. Ainda falta ao setor público esse desprendimento e não agir como se fosse dono da verdade. É preciso conversar com as pessoas que conhecem o negócio. Nesse sentido, entidades patronais podem contribuir muito, porque somos nós que vivemos o dia a dia dos negócios”, afirmou o presidente do Seac/SC Avelino Lombardi.

Segundo Avelino, a situação de Santa Catarina é mais controlada em função do nível educacional da população. No estado, o comércio ficou fechado somente por um mês, enquanto outros estados do Brasil estão fechados há mais de três meses. “O governador fez um planejamento e acabou acertando no primeiro momento. Não teve diálogo imediato com o setor produtivo não, mas no final de março, ele conversou com as entidades empresariais”, disse.

Ele lembrou que no começo o setor de limpeza não foi considerado atividade essencial. “Mas em seguida entenderam que profissionais de limpeza são tão importantes quanto os da saúde durante a pandemia. A valorização deles tem que ser enaltecida e reconhecida”, afirmou, destacando ainda que esses profissionais são responsáveis por proporcionar para todos um ambiente de trabalho mais seguro.

Lombardi disse que foi feito um treinamento com os colaboradores para que a limpeza fosse intensificada. ”Em hospitais a limpeza acontece a todo instante e em todos os lugares é reforçada e repetida várias vezes durante o dia, especialmente em locais como maçanetas, botões de elevador ou qualquer superfície que as pessoas tenham mais contato”, explicou o presidente. Ele acrescentou que foram desenvolvidas novas técnicas de limpeza durante a pandemia com esterilização de equipamentos e utilizando também alta tecnologia para proteger as pessoas que estão fazendo a desinfecção.

Lombardi constatou ainda que o fato de o Brasil ter feito uma reforma trabalhista ajudou bastante nesse período de pandemia porque as negociações foram resolvidas de uma maneira mais rápida. “A MP 936 que suspendeu contratos de trabalho foi fundamental para preservar os empregos”, disse.

Market Place Level Group

Market Place Level Group