A Importância Da Reserva Financeira De Emergência

A grande lição que aprendemos neste momento de pandemia é que todos devemos ter uma reserva financeira de emergência. O “Novo normal” que está na boca de todo o mundo, contribui indiretamente para que a população pense de uma forma diferente em termos de proteção familiar e de renda. A situação que estamos passando muda culturas!

VEJA COMO OBTER MELHORES RESULTADOS NOS INVESTIMENTOS

Para se ter uma ideia, conforme pesquisa Data Folha de abril, somente 28% dos brasileiros possuíam algum tipo de reserva para manutenção do padrão de vida durante o período de mais de 3 meses.

A grande realidade é que, para grande parte da população, o salário não dura até o final do mês. Mais de 61% da população afirmam que não aproveitam a vida como gostariam e 57% não tem qualquer planejamento para garantir a segurança financeira (fonte: CNDL e SPC Brasil).

O brasileiro está acostumado a viver no limite do orçamento. São poucos os que conseguem reservar parte de seus recursos financeiros para investimentos ou projetos futuros. Muitos projetos como a compra de uma casa ou um carro são decididos por impulso, sem o devido planejamento. O imediatismo custa caro!

Mas será que não existe uma forma mais inteligente de manter seu padrão e realizar seus projetos de vida? Falaremos sobre o assunto!

A cultura do brasileiro sempre foi a de “gastar o que ganha”. A previdência social garantia a saúde financeira na aposentadoria. Acontece que o jogo mudou. As reformas aprovadas no governo e as recentes crises nos mostram que não podemos mais contar com os recursos derivados dos cofres públicos. A previdência social está quebrada e a população está vivendo cada vez mais.

O assunto “PLANEJAMENTO FINANCEIRO” está em alta. São vários os canais que nos informam como investir ou controlar nossos recursos. Varias corretoras de investimentos oferecendo plataformas que tornam o “exercício” de investir cada vez mais fácil, porém, a pergunta que não quer calar é: SERÁ QUE O QUE NOS ESTÁ SENDO OFERTADO REALMENTE ATENDE A NOSSA NECESSIDADE, OU, É A MELHOR OPÇÃO? Convido a ler minha Carta Aberta sobre o modelo de negócios ofertados pelos bancos e corretoras no Brasil - https://www.solucoes.in/post/carta-aberta.

Mas o que é e de quanto deve ser a nossa Reserva Financeira de Emergência?

Todos estamos sujeitos a uma demissão, uma incapacidade temporária, uma reforma inesperada, uma doença, etc. Devemos guardar uma quantia “X” para suprir nossas necessidades mensais caso deixemos de receber a nossa renda prevista ou precise usar mais do que ganhamos temporariamente.

Estamos todos sujeitos a momentos inesperados ao longo da vida e, passar por eles da melhor forma possível exige um bom planejamento. A reserva deve suprir todos os seus compromissos financeiros mensais. Alguns especialistas sugerem que a reserva deve ser de, no mínimo 3 meses, porém, o ideal são 6 meses.

Os Seguros de Vida e Diária de Incapacidade Temporária são ótimas opções para complemento de renda em caso de imprevistos como doenças graves, ausência temporária das funções profissionais, invalidez parcial ou total etc.

Hoje, este tipo de produto se torna um excelente complemento para seu Plano de Saúde. Todos sabemos o quão oneroso e necessário é um plano de saúde eficiente no Brasil. Com o seguro de vida, você pode adquirir um plano de saúde mais barato e complementá-lo com um seguro para doenças graves. Uma boa estratégia para seu planejamento financeiro. Pense nisso!

Como construir a nossa Reserva Financeira de Emergência?

O primeiro passo é entender a fundo o seu orçamento mensal. Você deve ter controle total sobre as despesas essenciais, não essenciais e receitas mensais. Crie uma planilha no Excel ou, se não tem habilidade com o programa, escreva no papel. Hoje existem diversos aplicativos que também podem ajudar neste processo. O importante é ter o controle real dos seus gastos e resultados.

Com a pandemia, pode parecer mais difícil formar a reserva, mas, será que é mesmo? A grande maioria da população emprega a maior parte de seus recursos no lazer. Sem restaurantes, bares, shoppings abertos, não fica mais fácil organizar a vida e guardar uma reserva?

Parece simples, mas não é fácil! O ideal é definirmos um percentual mensal para este fundo e tirar da vista no início do mês. Desta forma, você acaba aceitando viver com o que sobra e fica mais preparado em caso de uma “dor de barriga” no final do mês.

Onde investir a nossa Reserva Financeira de Emergência?

Você pode estar perguntando, eu preciso investir minha reserva de emergência? A resposta é um sonoro CLAROOO!!! Deixando na conta corrente, além de sentirmos o efeito tentador do consumismo, sofremos também com os reflexos da inflação. Afinal, “o saco de arroz que você compra hoje, não terá o mesmo preço daqui um mês”. Seus recursos financeiros devem estar trabalhando por você. Devem estar rendendo mensalmente para que você não perca o seu poder de compra.

O ideal é que você aplique sua reserva em fundos de baixo risco com taxa de administração baixa e liquidez imediata. Sendo assim, voltamos a pergunta no início do artigo: Será que não existe uma forma mais inteligente de manter seu padrão e realizar seus projetos de vida?

Pois é, a resposta para essa pergunta tem tudo a ver com Investimentos. Com o planejamento da sua reserva de emergência aliado a um seguro que te proteja dos riscos você consegue manter o seu padrão de vida. Com o planejamento da sua reserva para os projetos de vida você corta o “cordão umbilical” e para de depender do banco para empréstimos bancários e financiamentos. O consórcio é uma excelente opção para seus projetos de vida. Pense nisso!

Mas onde investir? Hoje, até pela falta de educação financeira, o brasileiro enxerga na Poupança, a melhor opção para alocação de seus recursos. Seja por medo de perder dinheiro em outra aplicação. Seja por pensar na liquidez imediata. Seja pela comodidade de não precisar pensar muito. PRESTE ATENÇÃO!

TAXA BÁSICA DE JUROS (SELIC) – 2,25%

RENDIMENTO DA POUPANÇA – 70% da SELIC

INFLAÇÃO ACUMULADA ATÉ 30/06 – 2,13%

Você está ganhando ou perdendo poder de compra investindo na Poupança? Com a SELIC a 2,25%, deixar o dinheiro na Poupança ou na Conta Corrente é quase a mesma coisa. E agora, com a Pandemia, a poupança soma recordes atrás de recordes de aportes mensais. Isso é INACREDITÁVEL. São quase 1TRI investidos em um ativo que não rende quase nada. Será que não é a hora de deixarmos os profissionais entrarem em ação?

Existem vários fundos de investimentos rendendo acima da SELIC, com taxa de administração baixa e liquidez imediata (que pode ser resgatado em até 1 dia). São nessas opções que você deve investir sua reserva. Conheça! Esqueça o banco e as corretoras tradicionais. Nós da IN Planejamento, oferecemos o melhor modelo praticado no mercado internacional. É o negócio definitivo para nossos clientes.

No caminho da Liberdade Financeira: É possível chegar lá?

Só depende de você!

VEJA COMO OBTER MELHORES RESULTADOS NOS INVESTIMENTOS

Resultado da capacidade de ganhar mais, gastar bem, poupar certo e investir melhor, a liberdade financeira é para poucos. Apenas 4% da população brasileira vive hoje uma aposentadoria confortável, sem precisar da ajuda de ninguém. Nossa Previdência Social está quebrada e as crises e reformas recentes nos mostram que precisamos fazer alguma coisa por nós mesmos.

Sua independência financeira terá impacto direto nas suas relações familiares (não dependerá de ninguém), na sua relação profissional (livre do estresse financeiro), no seu trabalho, pois não dependerá fortemente do seu salário mensal, podendo escolher o que realmente tem vocação para fazer.

Olhar para cada ponto citado em negrito no parágrafo acima, nos mostra o quão leve pode ser a sua vida com o planejamento correto. O processo para a evolução nunca foi fácil, porém, é possível. Conte com profissionais para ajuda-lo(a) nessa empreitada.

Hoje a IN Planejamento oferece uma ferramenta totalmente gratuita que ajuda nossos clientes no Controle de suas finanças pessoais. Temos diversos convênios nas áreas da saúde, educação, alimentação, serviços, mobilidade, etc., que permitirá que você economize sem perder o padrão de vida. ASSIM, VOCÊ DARÁ O PRIMEIRO PASSO RUMO A SUA LIBERDADE FINANCEIRA!

Entre em contato com para apresentarmos nosso modelo de negócio.

Diego Ignácio
Co-Founder & Partner | IN Group
Partner at FIDUC