São Paulo, 14 de Agosto de 2008 - Cebrasse News
ENTIDADES FILIADAS CEBRASSE

ABBTUR-MG
ABEMPI
ABERC
ABF
ABES
ABLA
ABMS
ABO NACIONAL
ABPI-TV
ABRALIMP
ABRASEL
ABRAT
ABRELPE
ABREVIS
ABTA
ABTV
ACONBRAS
ADORC
ADVB
AHESP
ANCLIVEPA
ANFAC
APIMEC
APRAG
CRA SP
CRC SP
FAEASP
FEBRAC
FCDL
FEHOESP
FENACON
FENAVIST
FEPRAG
IBEF
SEAC-ABC
SEAC-DF
SEAC-ES
SEAC-MG
SEAC-MS
SEAC-PA
SEAC-PR
SEAC-RJ
SEAC-SC
SEAC-SP
SELUR
SESCON/SP
SESVESP
SETA
SIMPRES
SINAENCO
SINDCONT-SP
SINDEPRESTEM
SINDERC-SP
SINDESP-BA
SINDESP-DF
SINDESP-ES
SINDHOSP
SINDIMOTOR
SINDITELEBRASIL
SINEATA
SINSERHT-MG

APOIADORES CEBRASSE

ADLIM
AMBC
ARAÚJO ABREU
ESCOLTA
GALES SERVIÇOS
GUIMA CONSECO
MARICATO ADV
NAC
PLANINVESTI
POLICRED
QUALITY AMJ
STA
UPS BENEFÍCIOS


As opiniões expressas nos artigos e editoriais são de responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente o posicionamento da CEBRASSE.


Em defesa do Setor de Serviços no Brasil


Zauri Candeo - Presidente do Sindimotor e da Aparem

Quando filiamos o nosso sindicato, Sindimotor, na Cebrasse - Central Brasileira do Setor de Serviços - estávamos convictos do grande valor que o setor de serviços representa hoje, para a economia do Brasil e do mundo globalizado.

A nova onda de expansão global posicionou o setor de serviços como principal líder no processo de crescimento econômico, graças ao fenomenal desenvolvimento dos setores de telecomunicações e de informática, os jatos propulsores do processo de migração das atividades do setor primário (agricultura) e secundário (indústria) para o setor terciário (serviços).

Em países como os Estados Unidos o setor de serviços é responsável por 70% do produto nacional, e estimativas apontam que em dez anos 90% dos empregos gerados serão deste setor.

No Brasil, das 500 maiores empresas, 124 são do setor de serviços, o faturamento destas empresas representa 65% do PIB, com a geração de mais de 8 milhões de empregos.

O que muito nos anima é que as possibilidades de crescimento do setor de serviços no Brasil são imensas. Claro, desde que com a participação de todos, sociedade, empresariado e governo.

Se pensarmos no setor da terceirização dos serviços no Brasil, em que os principais serviços prestados são para as atividades de limpeza e conservação, vigilância e segurança, manutenção predial, paisagismo, e desenvolvimento de software, fica fácil entendermos o quanto poderemos gerar de empregos, tanto para a mão de obra ainda não treinada, e obviamente não qualificada, quanto para os jovens que encontram dificuldades em conseguir o primeiro emprego.

E o que o governo pode fazer? Muito. Como criar uma legislação específica para o setor, com a revisão do sistema tributário aplicado atualmente, com o claro objetivo de desonerar a folha de pagamento e baixar os custos operacionais, entre outras medidas.

Estas providências proporcionarão a inclusão de milhares de empresas na formalidade, aumento nas contratações, carteira assinada para os empregados e, consequentemente, teremos o aumento da arrecadação de impostos para a Previdência.

Para as empresas contratantes de serviços terceirizados também é muito importante esta regularização, uma vez que hoje uma empresa somente consegue o máximo de eficiência, se estiver 100% focada na sua atividade principal. Se o meu negócio é um banco financeiro, por que vou ter que me envolver com serviços de limpeza e segurança? Se o meu negócio é transportadora, por que teria eu que fazer a manutenção da frota de caminhões? Ora, eu preciso estar envolvido com o meu negócio, com os meus clientes, funcionários e fornecedores. Eu quero estar concentrado no meu mundo!

Para o nosso setor, retífica e reparação de motores, que exerce a atividade de prestação de serviços, os benefícios contribuirão para a expansão dos negócios e para a geração de empregos.

Afinal, o setor de serviços representa progresso econômico e social para o Brasil!

Sindimotor - Sindicato de Remanufaturamento, Recondicionamento e/ou Retífica de Motores e seus Agregados e Periféricos, no Estado de São Paulo - Aparem - Associação Paulista de Retífica de Motores - comunica@aparem.org.br - Fone (11) 2631.6111


CEBRASSE NEWS

CEBRASSE - Central Brasileira do Setor de Serviços

NOVOS TELEFONES

PABX: (11) 3251 0669
FAX: 3253 1864


www.cebrasse.org.br