São Paulo, 25 de Junho de 2009 - Cebrasse News
ENTIDADES FILIADAS CEBRASSE

ABBTUR-MG
ABCVP
ABEMPI
ABERC
ABF
ABES
ABLA
ABMS
ABO NACIONAL
ABPI-TV
ABRALIMP
ABRASEL
ABRAT
ABRELPE
ABREVIS
ABTA
ABTV
ACONBRAS
ADORC
ADVB
AHESP
ANCLIVEPA
ANFAC
APIMEC
APRAG
ASSERTTEM
CONPETRO
CRA SP
CRC SP
FAEASP
FEBRAC
FCDL
FEHOESP
FENAVIST
FEPRAG
IBEF
SEAC-ABC
SEAC-MG
SEAC-MS
SEAC-PA
SEAC-PR
SEAC-RJ
SEAC-SC
SEAC-SP
SELUR
SESVESP
SETA
SIMPRES
SINAENCO
SINDCONT-SP
SINDEPRESTEM
SINDERC-SP
SINDESP-BA
SINDESP-ES
SINDESP-RJ
SINDHOSP
SINDIMOTOR
SINDITELEBRASIL
SINEATA
SINEPE-DF
SINSERHT-MG

APOIADORES CEBRASSE

ADLIM
AMBC
ARAÚJO ABREU
ESCOLTA
GALES SERVIÇOS
GUIMA CONSECO
MARICATO ADV
NAC
PLANINVESTI
POLICRED
QUALITY AMJ
STA
UPS BENEFÍCIOS


CEBRASSE NEWS

Site cadastra vagas e
currículos de deficientes


Com a presença do ministro Carlos Lupi, do Trabalho e Emprego, o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo - SELUR lançará no próximo dia 29, às 10 horas, no Parlatino, um sistema de cadastro pela internet de vagas e currículos para pessoas com deficiências visual, auditiva, física e intelectual.

O Sistema Integrado de Vagas e Currículos - SIVC será acessado pelo www.selursocial.org.br e auxiliará deficientes em busca de colocação no mercado e também empresas necessitadas de profissionais com esse perfil. O inovador é que esse espaço da rede mundial de computadores (desenvolvido pela Solidariedade, Apoio, Comunicação e Informação – SACI), permitirá que deficientes   naveguem nas páginas sem a ajuda de terceiros.

Ariovaldo Caodaglio  “Empresas com mais de 100 funcionários devem contratar deficientes e nós vamos atender aos dois lados: os que procuram e os que oferecem vagas”.

Ariovaldo Caodaglio, presidente do SELUR, explica que o site ajudará as empresas com mais de 100 funcionários a atenderem legislação que estabelece a obrigatoriedade de contratação de pessoas com deficiência (veja quando abaixo). O empresário diz que as quase 60 empresas associadas ao sindicato têm dificuldades para localizar profissionais com esse perfil.

O Ministério do Trabalho, por meio da Superintendência Regional de São Paulo, apóia plenamente a iniciativa. De acesso gratuito, o site terá nível de acessibilidade de acordo com normas do Consórcio Internacional da Internet W3C.

Instrumento de inclusão, o novo site não permitirá que as empresas selecionem os candidatos por tipos de deficiência ou faixa etária. A coordenação do SACI esclarece que a busca não poderá partir de um princípio discriminatório, o que eliminaria muitos profissionais já na fase de seleção.

Como navegar

Entre os diferenciais de acessibilidade, o site não terá listas prontas para inclusão de dados nos campos da cidade e da profissão. Assim, o usuário digitará suas opções, o que facilitará o preenchimento dos campos por pessoas com dificuldade motoras ou deficiência visual. O não-uso de recursos em flash, não percebidos pelo leitor de tela, facilitará a navegação. Outra vantagem será o arquivamento de dados após o preenchimento do cadastro, permitindo a impressão do currículo e futuras atualizações de dados. Para deficiente que usa leitor de tela, a mudança será fundamental, pois não será preciso ouvir todas as cidades ou profissões cadastráveis, até chegar à sua opção.

Houve cuidados também na linguagem, com aplicação de termos e expressões de fácil compreensão para pessoas de diferentes classes sociais e níveis de escolaridade. Possíveis erros de preenchimento de dados poderão ser corrigidos rapidamente, com o apoio de  sinalização e ferramentas que simplificarão o ajuste.

O SIVC será lançado em 29/6, segunda-feira,  no Memorial da América Latina (Parlatino) – rua Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Portão 10 – Barra Funda, das 10h00 às 12h00.

Lei nº 10.098/2000 / Decreto 3.298/1999
Definição de Cotas de Inclusão nas empresas
De 100 a 200 funcionários – cota de 2%
De 201 a 500 funcionários - cota de 3%
De 501 a 1.000 funcionários – cota de 4%
Com mais de 1.000 funcionários – cota de 5%


CEBRASSE NEWS

CEBRASSE - Central Brasileira do Setor de Serviços

NOVOS TELEFONES

PABX: (11) 3251 0669
FAX: 3253 1864


www.cebrasse.org.br