Resultados da Missão Empresarial na Itália | Cebrasse News | Notícias Cebrasse e Associados | Cebrasse



Notícias Cebrasse e Associados

  

Cebrasse News
28 de Maio de 2012

 

Resultados da Missão Empresarial na Itália

Veja a Galeria de Fotos


Diretores ouvem relatos da primeira viagem da entidade ao exterior

Na reunião mensal da quinta-feira (24), diretores ouviram de Paulo Lofreta e João Diniz (Sesvesp) detalhes da Missão Oficial em visita à Itália na semana passada, realizada em parceria entre a Central e a Associação de Amizade Itália-Brasil - AAIB, com a presença do deputado Laércio Oliveira (PR/SE), presidente da Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Setor de Serviços no Congresso Nacional, na coordenação dos trabalhos.

Foram bastante positivas as programações dos membros da delegação em Roma e demais cidades, na agenda elaborada por Fabio Porta - deputado do Partido Democrático, eleito por italianos que vivem no Brasil, e presidente da AAIB.

A mídia italiana destacou a oficialização do Acordo de Cooperação entre a Cebrasse e a AAIB, em cerimônia na sede da Embaixada do Brasil, em Roma, reunindo mais de uma centena de presidentes e diretores de empresas italianas interessadas em conhecer o atual perfil da atividade brasileira de prestação de serviços.

De acordo com Lofreta, nas agendas empresariais, políticas e institucionais, a viagem superou as expectativas. “Dos empresários italianos, os brasileiros tiveram mais retorno que o esperado nos encontros de negócios que certamente vão render muitos negócios para o Brasil e para a Itália”.

Em Bolonha, na região da Emilia-Romana, uma visita extra-agenda ao gabinete de Simonetta Selliera (vice-presidente das nove províncias locais) destacou o prestígio do deputado Fabio Porta em seu país. “Observamos, tanto dos empresários quanto dos políticos, um grande interesse pelo Brasil quanto à situação econômica de nosso país, e também em como podemos ajudar a Itália nesse momento difícil que estão atravessando”, disse o líder da Cebrasse.

A realização dos megaeventos esportivos no Brasil em 2014 e 2016 chama a atenção dos italianos. Ao conhecer o estádio da Lazio em Roma e também na ida ao Centro de Treinamento do time na localidade de Formello para almoçar com Claudio Lotito, presidente da agremiação, os brasileiros observaram bem como opera o setor de serviços quando acontecem partidas de futebol.

 “Analisamos a atividade de segurança, preparação de jogos, ingresso - coisas que são perfeitamente aplicáveis no Brasil, desde que melhorem as infraestruturas das cidades e se mude a cultura do torcedor brasileiro. A torcida italiana é bem diferente da brasileira, e lá existem facilidades e transportes e acesos aos estádios, que não temos aqui.
A prática do torcedor italiano ao assistir os jogos é bem mais tranquila que a nossa, sem brigas e conflitos. Então, o problema maior no Brasil hoje, para se aplicar as tecnologias dos italianos, é mudar a cultura dos que assistem aos jogos, daqueles que vão aos estádios preparados para uma guerra, não para assistir às partidas com tranquilidade”.

“Valeu muito essa nossa primeira experiência num passo rumo à internacionalização da prestação de serviços no Brasil. Esperamos organizar a próxima, com mais de nossos empresários”, concluiu Lofreta, acrescentando que a participação do deputado Laércio Oliveira foi fundamental para o bom êxito da missão da Cebrasse.

 


João Diniz – atento às ações dos stuarts no estádio da Lazio

Foco na Copa de 2014

Representando na delegação o Sindicato das Empresas de Segurança Privada – Sesvesp, acompanhado de João Eliezer Palhuca e Autair Iuga, respectivamente primeiros e segundo vice-presidentes da entidade, João Batista Diniz afirmou que a visita foi muito proveitosa para o segmento. Empresários puderam observar de perto as ações da segurança e vigilância privada - recursos humanos, materiais e tecnológicos em operação no estádio da Lazio; e também como funciona a Cooperservice, a maior cooperativa de segurança privada da Itália.

Para o empresário, dono do Grupo Cadiz, “a Copa do Mundo no Brasil chama muito a atenção dos empresários italianos, e mais de cem deles lotaram o auditório da nossa embaixada. Mas, eles demonstraram apenas uma preocupação com o Brasil: a segurança”.

Destacou ainda que empresários italianos de muitas áreas procuraram os membros da delegação para contatos iniciais: construção civil, resíduos, reciclagem, serviços aeroportuários, franqueadores, cozinha industrial e produtores de vinho interessado em bares e restaurantes.  

Santa Casa de São Paulo em evento da Associação dos Hospitais na Itália

Um dos maiores centros de referência em saúde no Brasil marca presença em evento em Roma

 

Edison da Silva palestra sobre a Santa Casa de São Paulo


Da delegação, Edison Ferreira da Silva, chefe de Gabinete da Superintendência da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, teve também outra agenda: a 47º. Assembleia Geral da Associação dos Hospitais da Itália, que reuniu autoridades e especialistas da área. Para público de cerca de 150 empresários da saúde, mostrou como funciona a instituição filantrópica e privada, considerada um dos mais importantes Centros de Referência Hospitalar do Estado de São Paulo e o maior hospital filantrópico da América Latina, atendendo cerca de oito mil pessoas diariamente em todas as especialidades médicas.

Sobre a missão, declarou: “Parabenizamos a Cebrasse pela iniciativa e também a todos os amigos que participaram da delegação á Itália. A sábia iniciativa, com respaldo de deputados do Brasil e Itália, demonstra o caminho certo do desenvolvimento do setor de serviços no Brasil, e sua desenvoltura no caminho de novas oportunidades de negócios. A Cebrasse passa a integrar entidade de reconhecimento internacional, que deve ser reconhecida pelos seus filiados, diante da importância de sua representatividade e da brilhante missão.”

Relatório da Missão Empresarial

Com informações de João Diniz

No domingo (13),no Stadio Olimpico da Lazio, em Roma, a delegação assistiu à partida de futebol entre a casa Lazio e o Inter de Milão. Na capital italiana há dois times, a Lazio e o Roma, o que tornou essa partida um verdadeiro evento, reunindo as duas cidades economicamente mais importantes do País – Roma e Milão.
 
Acompanhados dos deputados Laércio Oliveira e Fabio Porta, e acomodados em cadeiras de destaque os brasileiros puderam ver de perto alguns detalhes do funcionamento do estádio repleto de torcedores.

Chamou a atenção dos empresários da segurança privada a forma de atuação dos stuarts - profissionais de segurança devidamente qualificados e equipados com modernos sistemas de registros de imagens, que transitam pelas dependências dos estádios da Europa durante as partidas.  Soubemos que há um stuart para cada grupo de 250 torcedores; e que para cada stuart em circulação existe um supervisor. Enquanto isso, do lado de fora do estádio, a segurança pública era cuidada por servidores das três corporações policiais italianas: Carabiniéri (nacional, uniformizada),)  Polizia (federal, não uniformizada) e  Polizia Metropolitanada (da gestão municipal).

No dia seguinte, a delegação foi recebida em almoço por Claudio Lotito, presidente da Lazio, no Centro de Treinamento do time.

Mais tarde, na presença do ministro plenipotenciário da representação diplomática brasileira na Itália, Tarcísio Costa, na Embaixada do Brasil aconteceu a cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação entre a Cebrasse e a AAIB, com a participação da delegação brasileira e de mais de uma centena de presidentes e diretores de empresas italianas interessadas em conhecer o atual perfil da atividade brasileira de prestação de serviços. O evento foi seguido de coquetel, com pompa e circunstância exigidas pela suntuosidade do Palazzo Pamphili, que abriga a Embaixada desde 1920.

Visitando a I&SI - Ingegneria & Software Industriale, a maior empresa italiana de softwares de integração de sistemas de segurança, os brasileiros iniciaram a agenda de trabalho da terça-feira, dia 15. Recebidos pelo presidente Gianni Nieddu e demais membros da diretoria, conheceram diversas tecnologias disponíveis para empresários de segurança.

Nieddu ocupou três mandatos no Senado italiano, tendo atuado firmemente no combate ao crime organizado, inclusive como membro da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a Máfia.

A delegação esteve na VEDRO - um núcelo de estudos de temas de interesse em diversas áreas. Na pauta, com a presença de deputados italianos, a discussão de modelos para o desenvolvimento conjunto Brasil-Itália e também a crise econômica que afligem atualmente a economia italiana e de demais países da Europa.

Acompanhada por Fábio Porta e Laércio Oliveira, por empresários daquele país e também por funcionária da Embaixada brasileira, a delegação visitou o Parlamento Italiano, onde conheceram os métodos funcionais da Câmara (com 630 parlamentares) e o Senado (com 315 senadores, além dos senadores de direito e vitalícios (presidentes eméritos da República) e os vitalícios – cidadãos de altíssimos méritos nos campos social, científico, artístico e literário, designados pelo presidente da República).

A seguir, uma visita à empresa responsável pela segurança do Estádio Olimpico, seguida de almoço. À noite, visita à Telecom Italia (dona da TIM), onde foram recebidos pelo presidente Franco Bernabè. A direção da empresa mostrou interesse no gigantismo dos números do setor de serviços no Brasil, e acenou com a possibilidade de futuros contatos com a Cebrasse.

Na sequencia, após almoço no CAMST, visitaram a Cooperservice - uma das maiores cooperativas de vigilância da Itália, onde tomaram conhecimento de que o sistema cooperativo italiano diferencia-se muito do brasileiro. O cooperado é ao mesmo tempo sócio e empregado, tendo assegurados todos os direitos trabalhistas.

O porte de armas é individual para cada cooperado, inclusive para carabinas no interior de carro-forte. Todo o sistema tem o aval completo do governo, que assegura tudo, em caso de quebra da cooperativa.

A Cooperservice presta serviços postal e de transporte de valores, utilizando no interior dos veículos o processo de espuma sólida – que, em caso de assalto, funciona como uma parede entre os vigilantes o valor transportado, impedindo o êxito dos criminosos.

A última etapa do dia foi em Bolonha, numa visita a Simonetta Saliera, vice-presidente da Região da Emilia Romana, em seu gabinete na sede administrativa da cidade.

No dia 17, o grupo seguiu de trem para intensa programação na Região da Emilia Romana, ao Norte da Itália - composta por nove províncias, com quatro milhões de habitantes, tendo a capital em Bolonha - a maior cidade da região.

Em Maranello, visita ao Museu da Ferrari. Depois, às dependências da cooperativa CAMST – a maior empresa de refeições coletivas do país. Apresentados por Giorgio Guerra, representante da Associação Brasil-Italia em Bolonha, ao diretor da cooperativa, conheceram o processo de produção e armazenamento das refeições.



Lofreta e Laércio ao lado de Claudio Lotito, presidente da Lazio


Laércio, Porta e Lofreta


Almoço no Cento de Treinamento da Lazio


Lotito e Lofreta, paixão pelo futebol entremeando assuntos de negócios


Deputados Laércio Oliveira e Fabio Porta, Tarcísio Costa, ministro plenipotenciário da Embaixada brasileira; e Paulo Lofreta


Oficializado o Acordo de Cooperação iniciado no Brasil em fevereiro de 2012


Lofreta – a força do setor de serviços na economia brasileira


Fabio Porta – a relevância da parceria AAIB/Cebrasse


Laércio Oliveira – o potencial do Brasil


Atenção aos dados do setor de serviços no Brasil – conteúdo do folder da Cebrasse...


... e à apresentação dos brasileiros


Fernando Calvet (Sindeprestem) e Diego D´Ermoggine, secretário geral da AAIB



























Como em Roma tudo é história, vale destacar que o Palácio Pamphili, onde fica a Embaixada do Brasil, foi construído originalmente em 1630 e foi se ampliando de acordo com o aumento de prestígio da poderosa família de mesmo nome, cujo membro, Giovanni Battista Pamphilj, tornou-se o Papa Inocêncio X, em 1644. Em seu acervo, obras de Giacinto Gimignani, Gaspard Dughet, Andrea Camassei, Giacinto Brandi, Francesco Allegrini e Pier Francesco Mola. Entre 1651 e 1654, o pintor barroco Pietro de Cartona, pintou sua longa galeria com a História de Enéias.



Italiano com livreto do Sindeprestem – dados do Brasil da Copa de 2014


Delegação reunida na Embaixada do Brasil



Na I&SI, a maior empresa de softwares de segurança na Itália



Na VEDRO – Brasil na perspectiva das tendências globais



Visita ao Parlamento Italiano


Estádio Olímpico de Roma...


... o segundo na Itália, com capacidade para 72.700 lugares, cobertos e numerados


Lofreta no museu da Ferrari

Veja a divulgação da viagem à Região da Emilia-Romana:

 

Fonte: http://www.simonettasaliera.it/post.asp?id=372

Paulo Lofreta enviou uma mensagem de agradecimento a todos os membros da delegação da Cebrasse. Veja abaixo as respostas que recebeu de alguns deles:



Francisco Lopes de Aguiar e Avelino Lombardi (SEAC-SC) e Ênio Back e Valmir Mota (Sindesp-SC) -  “O Setor de Serviços precisa cada vez mais de ações como esta, fortalecendo com isso, a imagem do segmento, da visibilidade, do reconhecimento e principalmente, da valorização. Parabenizamos toda a equipe organizadora da Cebrasse, aos amigos mencionados que representaram as comitivas de São Paulo, Minas Gerais. Em especial, ao apoio político do nosso grande amigo, deputado Laércio Oliveira, e ao deputado italiano Fábio Porto. Destacamos a garra do nosso amigo Paulo Lofreta, que Deus continue emitindo boas energias e muita saúde.
Estamos todos de parabéns e rumo ao sucesso do nosso segmento.”

Antonio Carlos de Mattos –  Macor “ Foi sem sombra de dúvidas uma semana completa, pois tivemos oportunidades de ampliar nossos conhecimentos, vislumbrar novos negócios e compartilhar a presença de pessoas tão seletas e agradáveis. Agradeço um a um deste grupo por poder ter feito parte dele

 

Autair Iuga - Sindicato das Empresas de Escolta do Estado de São Paulo - “Ações como essa dignificam a nossa nobre atividade de empresário brasileiros, lutadores, e pessoas que realmente querem fazer a diferença e não somente reclamar. A companhia de pessoas agradáveis, com muita objetividade e coesão de grupo, faz-nos levar a certeza de crer em dias melhores.
O apoio político brasileiro através do nobre amigo deputado Laércio e também do deputado
Fábio Porta na Itália, Paulo Lofreta e toda nossa comitiva de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina, Mineira e de Santa Catarina denotou que muito ainda podemos contribuir. Meus sinceros agradecimentos, voltei mais aculturado e com amizades mais fortalecidas”.

Fernando Calvet – Vice-presidente da Diretoria Executiva do Sindicato das Empresas de Serviços Terceirizáveis e Trabalho Temporário – “Peço permissão ao Iuga para fazer minhas as palavras dele.
Aproveito para repetir uma frase cravada nas paredes do Coliseo, que dizia que “Só os vencedores fazem historias”. A CEBRASSE venceu e nos fizemos historia. Um abraço a todos”.

 

Avelino Lombardi – Grupo Segura, de Blumenau (SC) – “Poucas vezes me senti com tanto entusiasmo em participar de uma missão cujo objetivo era e é o fortalecimento, o relacionamento e o engrandecimento do nosso combalido setor de serviço. Já tive oportunidade de manifestar a minha opinião a você Paulo Lofreta a e a muitos dos colegas que nos honraram com suas presenças. Entretanto, gostaria de reforçar a importância da missão e dizer com muita alegria e satisfação por sentir que poderemos criar uma forma de estarmos unidos em prol do reconhecimento do nosso setor. Obviamente, temos nossas dificuldades como os demais setores também as tem, mas precisamos reunir todos as frentes do setor, aquelas que estão dispostas a deixarem o individualismo de lado para buscar a força do coletivo, para definitivamente estabelecermos e mostrarmos efetivamente a força do setor que mais emprega pessoas neste país. Temos um caminho longo a per correr, mas as estradas estão abertas e já não são mais vielas e sim avenidas.

Parabéns pela sua liderança nesta missão, pela forma como tens conduzido os destinos da entidade e pelo seu posicionamento frente às dificuldades que o setor enfrenta, mostrando e exigindo o respeito que merecemos.”

 

Henrique Erbano, advogado – “Foi uma honra ter participado de uma Missão Empresarial que superou toda e qualquer expectativa.

Agora, só nos resta a tarefa de concretizar as oportunidades que nos foram oferecidas pelos contatos fizemos. Forte abraço e muito obrigado”.

João Batista Diniz Junior – Grupo Cadiz - “A Missão Cebrasse/ AAIB serviu para mostrar a importância da Central Empresarial, perante o exterior e a comunidade europeia, como lídimos representantes do setor de serviços do Brasil.

O interesse do empresariado italiano no Brasil foi enorme, todos mostrando o que a Itália tem de melhor para oferecer ao Brasil e ansiosos em saber o que o mercado brasileiro tem a oferecer aos Italianos - o que foi brilhantemente mostrado pela Cebrasse, por meio das palavras de Paulo Lofreta e do material da entidade apresentado, que demonstra o potencial de crescimento e de mercado do nosso país.

Os membros da comitiva brasileira adoraram a programação, bem como a organização da missão pela Cebrasse. A Associação de Amigos Brasil-Italia, foi ímpar no atendimento dos empresários, desdobrando-se em bem atender. Tivemos tratamento carinhosos e profissional por parte dos irmãos italianos.”.

 

Francisco Lopes de Aguiar – Liderança Serviços e Sindicatos das Empresas de Asseio e Conservação de Santa Catarina – SEAC/SC- “Foi uma honra ter participado desta missão. A Cebrasse mostrou ter um presidente arrojado, otimista e corajoso que merece de todos nós o respeito e consideração. Acrescente-se também o companheirismo, carinho, afeto e respeito de todos os membros participantes, que abrilhantaram e foram mutuamente responsáveis pelo grande sucesso da missão.

Se tivesse que definir a missão em uma palavra, ela seria “inesquecível”.

Saibam que todos vocês permanecerão para sempre no meu coração.”;

Lúcia Tavares
Assessoria da CEBRASSE - Central Brasileira do Setor de Serviços
www.cebrasse.org.br

 

   22/02/17 Boletim Jurídico [ Boletim Jurídico ]
   19/02/17 CebrasseNews - Notícias da Central Empresarial e Associados [ Cebrasse News ]
   13/02/17 CebrasseNews - Notícias da Central Empresarial e Associados [ Cebrasse News ]
   07/02/17 JUSTIÇA DO TRABALHO [ Boletim Jurídico ]
   06/02/17 CebrasseNews - Notícias da Central Empresarial e Associados [ Cebrasse News ]
   30/01/17 Boletim Jurídico [ Boletim Jurídico ]
   26/01/17 A SITUAÇÃO DA MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM NA AREA TRABALHISTA [ Boletim Jurídico ]
   24/01/17 Boletim Jurídico [ Boletim Jurídico ]
   23/01/17 CebrasseNews - Notícias da Central Empresarial e Associados [ Cebrasse News ]
   20/01/17 CebrasseNews - Notícias da Central Empresarial e Associados [ Cebrasse News ]
   17/01/17 PRAZOS PARA AJUIZAMENTO DE RECLAMAÇÕES, ATÉ AS RETROATIVAS, E PRESCRIÇÃO NA JUSTIÇA DO TRABALHO [ Boletim Jurídico ]
   16/01/17 CebrasseNews - Notícias da Central Empresarial e Associados [ Cebrasse News ]
   11/01/17 Boletim Jurídico [ Boletim Jurídico ]
   07/01/17 CebrasseNews - Notícias da Central Empresarial e Associados [ Cebrasse News ]
   05/01/17 Governo enfrentará resistências para alterar as leis do trabalho temporário [ DCI ]

VER MATÉRIAS ANTERIORES


  CEBRASSE © 2018 CENTRAL BRASILEIRA DO SETOR DE SERVIÇOS
Av. Paulista, 726 - 7ºAndar Cj. 710 - - São Paulo - SP - (11) 3251.0669 / 3253.1864 - FAX: 3253.1864
Neorion Internet